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quinta-feira, 22 de abril de 2010

Distúrbios de aprendizagem (Dislexia)


                      

A dislexia caracteriza-se por uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração. A dislexia costuma ser identificada nas salas de aula durante a alfabetização, sendo comum provocar uma defasagem inicial de aprendizado.


Estava visitando o blog de uma colega que também é educadora e li uma matéria sobre problemas de aprendizagem.Achei muito interessante e quero compartilhar com vocês.


UM ALUNO DISLÉXICO PODE APRESENTAR:

-confusão de letras, sílabas ou palavras que se parecem graficamente:a-o, e-c, f-t, m-n, v-u.


-inversão de letras com grafia parecida:d/p, d/q, b/p,b/q,b/d,n/u,a/e.


-inversão de sílabas:em/me,sol/los,las/sal,par/pra.


-adições ou omissões de sons: casa-casaco, prato-pato.


-ao ler, pula linha ou volta para a anterior.


-soletra palavras com dificuldade.


-leitura lenta demais se comparado com as leituras de crianças da mesma idade.


-ao ler, move os lábios murmurando.


-frequentemente não consegue orientar-se no espaço sendo incapaz de distinguir direita de 
esquerda. Isso traz dificuldades para se orientar com mapas, globos e o próprio ambiente.


-usa dedos para contar.


-possui dificuldades em lembrar de sequências:letras do alfabeto, dias da semana, meses do ano,etc.


-dificuldade para aprender a ver as horas.


-não consegue lembrar-se de fatos passados como horários, datas, diário escolar.


-alguns possuem dificuldades de lembrar objetos, nomes, sons, palavras, ou mesmo letras.


-muitos conseguem copiar corretamente, mas em uma atividade de ditado ou redação mostram severas complicações.


-é mais comum entre os meninos do que entre as meninas.


-são crianças inteligentes e criativas para muitas tarefas, mas apresentam grandes dificuldades na escrita ou leitura.


-pode ser rotulada de preguiçosa, imatura, hiperativa ou desatenta.


-apresenta ótimos resultados em provas orais.


-habilidades em atividades de artes, música, teatro e esportes.


-dificuldades persistentes.

Gostaria de ressaltar que nós educadores não podemos estigmatizar nossos alunos fazendo pré-julgamentos.
Nós somos uma espécie de termômetro em sala de aula e temos o dever de auxiliar com amor e carinho nossas crianças, principalmente quando notamos algum comportamento atípico.
Acredito que o professor nunca deve realizar um diagnóstico, mesmo porque, existem profissionais gabaritados para executar esse tipo de tarefa, por exemplo, psicólogos e outros profissionais que estudaram e especializaram-se nesta área.
Como citei acima, nós temos que perceber os primeiros sinais e com diálogo e ternura, conversar com os pais como uma espécie de alerta e procurar juntos um caminho seguro e produtivo a ser percorrido.

Abraço,
Ale Luz


4 comentários:

Mauro Luz disse...

Muito interessante!!! as vezes a criança tem alta dificuldade em aprender devido a dislexia, e os professores e até mesmo os pais, por desconhecerem esse tipo de problema não conseguem ajuda-los da forma correta...

Haa e o blog está lindo amor!!!
Beijos!!!

Alexandra Luz disse...

Obrigado amor...que bom que vc gostou da matéria sobre dislexia, que é mais comum do que imaginamos.
Beijos!!

Unknown disse...

Duas coisas... Primeiro estou feliz por encontrar um blog tão sensível em relação a educação, como este. Segundo, sofri durante toda minha vida escolar com a dislexia e, hoje, sou professor e fiz diversas especializações em educação inclusiva, visando atender melhor aos educandos, apoio que me faltou.
Grande beijo!

Alexandra Luz disse...

Oi Adriano tudo bem!!
Muito obrigado de coração por ter essa opinião tão generosa em relação ao blog...eu fico extremamente feliz!!Que bom que você transformou uma situação que vivenciou em uma ação que leva com toda certeza maior conforto e compreensão à pessoas que
vivem ou viveram a mesma experiência.
É muito reconfortante encontrar pessoas como vc por aqui, que realmente fazem a diferença na vida de outro alguém...
Grande beijo...
Ale

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