Feeds RSS
Feeds RSS

quinta-feira, 15 de abril de 2010

LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais


Abaixo postei um alfabeto em LIBRAS para que vocês pratiquem, é muito bacana, só é preciso um pouco de paciência e treino.


O Alfabeto de Libras (Língua Brasileira de Sinais) teve sua origem ainda no Império. Em 1856, o conde francês Ernest Huet desembarcou no Rio de Janeiro com o alfabeto manual francês e alguns sinais. O material trazido pelo conde, que era surdo, foi adaptado e deu origem à Libras. Este sistema foi amplamente difundido e assimilado no Brasil.
No entanto, a oficialização em lei da Libras só ocorreu um século e meio depois, em abril de 2002 - nesse período, o Brasil trocou a monarquia pela república, teve seis Constituições e viveu a ditadura militar.
O longo intervalo deve-se a uma decisão tomada no Congresso Mundial de Surdos, na cidade italiana de Milão, em 1880. No evento, ficou decidido que a língua de sinais deveria ser abolida, ação que o Brasil implementou em 1881.
A Libras quase mudou de nome e só voltou a vigorar em 1991, no Estado de Minas Gerais, com uma lei estadual. Só em agosto de 2001, com o Programa Nacional de Apoio à Educação do Surdo, os primeiros 80 professores foram preparados para lecionar a língua brasileira de sinais. A regulamentação da Libras em âmbito federal só se deu em 24 de abril de 2002, com a lei n° 10.436.
"Alfabetizar uma criança surda exige meio e ferramentas que permitam sua compreensão e instrução, a fim de que se tornem capazes de se comunicar sem constrangimento ou restrição.
É fundamental proporcionar uma educação que respeite as características e limitações de cada aluno, que atenda suas necessidades e encontre caminhos adequados para a construção desse aprendizado, baseando-se em teorias e práticas desenvolvidas por inúmeros educadores em todo o mundo, preparando a criança surda para a vida em sociedade, sempre respeitando sua preferência, seja ela pela língua de sinais ou língua portuguesa. O foco é oferecer condições para que ela aprenda um código de comunicação e que o professor seja capacitado a alfabetizá-la.
A educação básica para a criança surda, assim como para a criança ouvinte é mais do que simplesmente ter a possibilidade de poder comunicar-se é ter um desenvolvimento humano constante."
Alexandra Luz

Para quem se interessou pelo alfabeto e quiser aprender alguns sinais básicos em LIBRAS, é só visualizar no meu perfil completo e clicar em clip de áudio, lá vocês irão encontrar o vídeo de uma intérprete de LIBRAS nos ensinando frases simples e fundamentais para iniciar um bom e animado diálogo em LIBRAS.

Abração,
Ale Luz 




2 comentários:

sueli disse...

me apaixonei pela lingua brasileira de sinais.

Maria madrilene disse...

Parabéns!

O material ajuda muito em meu planejamento

Postar um comentário