Feeds RSS
Feeds RSS

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Educação Especial





A atual Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20/12/1996, trata, especificamente, no Capítulo V, da Educação Especial. Define-a por modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais especiais. Assim, ela perpassa todos os níveis de ensino, desde a Educação Infantil ao Ensino Superior.
A Educação Especial é uma modalidade de educação escolar oferecida na rede regular de ensino ou em escolas especializadas, para alunos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (PNEE). A oferta de educação especial, dever constitucional do Estado tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil e o atendimento educacional é feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.


Educação Inclusiva 


A Educação Inclusiva é atualmente um dos maiores desafios do sistema educacional. Criados na década de 70, os pressupostos da Educação Inclusiva fundamentam vários programas e projetos da educação.


Embora a inclusão da criança com deficiência na escola regular não seja um fato novo, principalmente em âmbito mundial, é a partir de 1994, com a publicação pela ONU da chamada Declaração de Salamanca sobre princípios, políticas e prática em educação especial, que o termo Educação Inclusiva ganha força, e coloca-se como meta dos países signatários da Declaração, inclusive o Brasil.
A base do chamado paradigma de Inclusão está na crença de que a diversidade é parte da natureza humana, a diferença não é um problema, mas uma riqueza. Uma sociedade democrática é uma sociedade para todos; uma escola democrática é uma escola para todos. Inclusão é, antes de tudo, uma questão de ética.
E quem ganha com a inclusão? Ganham todos. Ganham as crianças com deficiência, que têm a oportunidade de usufruir de um recurso de sua comunidade, de vivenciar a riqueza do espaço escolar, de conviver com parceiros que lhes oferecem modelos de ação e aprendizado impensáveis em uma educação segregada.
Ganham também as outras crianças, que aprendem a conviver com a diversidade, aprendem a respeitar e a conviver com a diferença. Serão, certamente, adultos muito melhores, muito mais flexíveis.
Ganham os educadores, que enriquecem sua formação e sua prática, pelo crescimento que o desafio de educar a todos lhes proporciona.
Ganham as famílias, que passam a ver seu filho como um cidadão que tem direito de partilhar dos recursos de sua comunidade.
Ganha, em última instância, a comunidade como um todo, que se torna um espaço mais democrático, que entende que todos os seus membros são igualmente dignos. 

(Celina Bartalotti, 2001)


Pessoal, atentem para a data desta publicação, ano de 2001, e nós bem sabemos que é um tema mais do que atual, escolhi esse trecho de uma publicação porque achei tão relevante, tão claro e evidente.
Nós mais do que nunca devemos nos conscientizar em relação a educação especial e nos empenharmos na criação de uma sociedade inclusiva, mas de forma consciente, respeitosa e valorosa.


Abraço,
Ale Luz


9 comentários:

Pedagogo Antonio disse...

Aproveitando sua divulgação sobre inclusão. A Patty comentou comigo que vocês conversaram sobre a publicação do livro da Lorena e que seu irmão ou um conhecido trabalha em editora. E aí? Vamos botar a Lorena para rodar o mundo em livros? Me dê qualquer retorno! Mais uma vez parabéns pelo seu Blog.

Pedagogia Ucpel disse...

Tenho um blog em relação a educação especial EDUCARPEI.
GOSTEI DO TEU TRABALHO.
http://librasbr.blogspot.com/

Anônimo disse...

Howԁy excellеnt ωebsitе!
Doeѕ running a blοg like this take a lot of wοrk?

Ι hаve virtually nо understanding of сοding
hoωever I had been hoping to ѕtart my own blog in thе near futurе.
Anуways, should you havе аnу
ideas or tеchniques for new blog owners рlease shаre.
I underѕtand thiѕ іs off subject nevertheless I
sіmply ωanted to аsk. Kudos!

Feel fгee to νiѕit my site - click the up coming article

Anônimo disse...

I alωays used to гead pаragrаph in news papeгs but noω as I аm а
uѕer of internet thus from now I am using
net for content, thanκѕ to ωeb.


Here iѕ my blog post; silk n sensepil Coupon

Anônimo disse...

The other day, ωhilе І ωаs at ωorκ, my sister stole my iphone and tеsteԁ
to see if іt cаn surѵiѵe а 40 foοt ԁrοp, juѕt ѕo ѕhe can be а уοutube sеnѕаtіon.

My iPаd is noω ԁеѕtroyed and shе hаs 83 vieωs.
I know thіs is entіrelу оff topіc but I hаd to
ѕharе it with ѕomеone!

My pagе; sillycupid.com

Anônimo disse...

Good day very cool site!! Guy .. Beautiful .. Ѕuperb .
. I will booκmark your web site and take thе feedѕ also?
I'm glad to search out numerous helpful information here in the publish, we'd like develop more strategіes in this
regаrd, thаnκs for sharing. . . . . .

my blog post ... V2 Cigs Review

Anônimo disse...

Τhat is really fascinаting, You're a very skilled blogger. I have joined your rss feed and look forward to seeking extra of your magnificent post. Also, I'ѵe shareԁ your web
site іn my socіаl networκѕ

Also visit my homepagе; www.mintdriving.co.uk

Anônimo disse...

Other individuals may perhaps have loved ones obligations that
call for a totally capable car or truck. It is really so uncomplicated and person helpful that even a novice can use it.


my site http://www.hummingbrd.com/

Anônimo disse...

Valuable info. Lucky me I discovered your website by chance, and I'm shocked why
this twist of fate did not came about in advance! I bookmarked it.


Feel free to surf to my webpage :: copyright free background music

Postar um comentário